De junho a setembro de 2019 realizamos o projeto “Leitura de imagem no Ensino Médio: uma abordagem decolonial” com a turma 2202 do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza. Durante esse período criamos laços com os alunos conhecendo uns aos outros por meio de observações e conversas. Embora nem todas as aulas tenham sido finalizadas com a sensação de dever cumprido, elas também nos proporcionaram ampliar nossa bagagem como futuras arte-educadoras.
Galeria de reproduções das obras de arte utilizadas nas discussões estéticas com os alunos no decorrer do projeto. |
Entre mediações estéticas, contextualizações com leitura de imagem e debates, sempre saímos da sala de aula com uma bagagem maior do que quando entramos. Tudo isso nos permitiu chegar a algumas conclusões: o tema do projeto se revelou muito mais importante e necessário do que achávamos num primeiro momento. Em conjunto com a turma, geramos conversas e trocas enriquecedoras, inspiradoras e, às vezes, revoltantes. Somos gratas pela oportunidade de aprendizado que nos permitiu acompanhar a rotina da escola e desenvolver familiaridade com o funcionamento da instituição como um todo.
Júlia e Carolina realizando a mediação estética com os alunos. |
Escola Atendida: I. E. E. Cristóvão de Mendoza
Supervisora: Érika Kuwer
Série Atendida: 2202- Ensino Médio
Número de Alunos: 16 alunos
Revisão: Maria Helena Wagner Rossi
Nenhum comentário:
Postar um comentário