Ocorreu no sábado, dia 16 de março de 2019, o seminário Encontro Institucional do PIBID-UCS: emoção, luz e movimento, evento que reuniu os bolsistas ID, os professores supervisores e os coordenadores, além de autoridades da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Secretaria Municipal de Educação (SMED).
A Professora Doutora e Pró-Reitora Acadêmica Nilda Stecanela abriu o evento com uma fala sensível e emocionante acerca dos desafios de ser professor. Destacou o potencial transformador de programas como o PIBID, não somente na vida dos bolsistas contemplados, mas de todos os professores e alunos da escola.
A seguir o Professor Doutor e Ex-Coordenador do programa PIBID/UCS, Vanderlei Carbonara, trouxe um pouco da história do PIBID/UCS. Salientou a importância do trânsito entre escola e universidade, teoria e prática, defendendo a experiência como constituinte. Citou Nietzsche “sê o que és” e Hegel “superar conservando”. Indicou ainda a leitura da obra “Verdade e Método” de Hans Gardner e ampliou as referências bibliográficas recomendando John Dewey, Hegel, Aristóteles e Sócrates.
A Professora Doutora e Pró-Reitora Acadêmica Nilda Stecanela abriu o evento com uma fala sensível e emocionante acerca dos desafios de ser professor. Destacou o potencial transformador de programas como o PIBID, não somente na vida dos bolsistas contemplados, mas de todos os professores e alunos da escola.
A seguir o Professor Doutor e Ex-Coordenador do programa PIBID/UCS, Vanderlei Carbonara, trouxe um pouco da história do PIBID/UCS. Salientou a importância do trânsito entre escola e universidade, teoria e prática, defendendo a experiência como constituinte. Citou Nietzsche “sê o que és” e Hegel “superar conservando”. Indicou ainda a leitura da obra “Verdade e Método” de Hans Gardner e ampliou as referências bibliográficas recomendando John Dewey, Hegel, Aristóteles e Sócrates.
Professor Doutor Vanderlei Carbonara fala no seminário. |
Na sequência, o doutorando e ex-bolsista ID Michel Mendes, falou sobre as suas necessidades e dificuldades enquanto pibidiano, relembrando suas experiências, desde a chegada na escola, contato com professores e vivência de sala de aula. Frisou, também, que o programa propõe a docência compartilhada, portanto os bolsistas ID não devem assumir sozinhos as turmas.
Assim como Carbonara, Mendes salientou que os bolsistas ID estão na escola COM o/a professor/a, e não PARA ele/a, ser corresponsável. A partir disso esclareceu-se que o objetivo é promover a integração entre educação superior e educação básica e inserir os licenciandos no cotidiano das escolas, possibilitando a participação em experiências metodológicas e práticas docentes que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário