segunda-feira, 1 de abril de 2019

Encontro Institucional do PIBID-UCS: emoção, luz e movimento (PARTE II)

Bolsistas ID de Artes Visuais esperando o início do seminário.
Após o intervalo os núcleos se reuniram para trocar experiências sobre o que foi realizado até o momento. O núcleo das linguagens abrange artes visuais, música e letras inglês e português. A partir dos relatos do que vem sendo desenvolvido individualmente, discutimos possibilidades de interdisciplinaridade entre as quatro áreas.
Neste momento, cada um dos Coordenadores de Área falou brevemente sobre o subprojeto de seu grupo. O grupo de Artes Visuais passou por muitas mudanças no primeiro semestre do edital e optou por iniciar pela fundamentação teórica e metodológica. Com a concepção de ensino contemporâneo de arte alinhada, o grupo partiu para a observação de sala de aula.
Algumas das pautas nos encontros de estudo e pesquisa foram: a BNCC, desenvolvimento expressivo e estético, leitura e releitura, epistemologia genética, arte escolar X ensino de arte e avaliação em artes visuais. Relacionado à fala de Carbonara podemos citar o interacionismo, que também foi estudado pelo grupo.
O grupo de música também optou por partir da contextualização histórica do ensino de música, da BNCC, da fundamentação teórica e da observação para depois partir para o desenvolvimento do projeto e aplicação. Diferentemente dos grupos de letras português e inglês, que preferiram iniciar pela realização de oficinas e atividades relacionadas com datas comemorativas. 
A partir disso, foi retomada a discussão sobre a possibilidade de alguma ação interdisciplinar. Pensou-se na leitura como conteúdo comum às quatro áreas e foi proposto que cada grupo se dedicasse a estudar individualmente sobre interdisciplinaridade para então pensar possibilidades de operacionalizar essa/s ação/ões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário