sexta-feira, 15 de março de 2019

O que é o PIBID para os estudantes de Artes Visuais?


       A primeira reunião geral nos apresentou ao PIBID-UCS. No dia 06 de outubro de 2018, ouvimos professores, coordenadores e colegas de todos os núcleos das diferentes áreas de ensino, e trocamos idéias sobre como seria o PIBID de Artes Visuais com a coordenadora do núcleo de profª Dra Maria Helena Wagner Rossi. Além disso, fomos convidados a discutir três temas que se relacionam com a arte: movimento, luz e emoção. Concluímos que o MOVIMENTO é intrínseco à arte, tanto que denominamos certos períodos estilísticos, correntes e escolas de “movimentos artísticos”, ou seja, essa relação se encontra na história da arte, pois o próprio conceito de arte não é estático. Também observamos que o MOVIMENTO está presente na performance, no teatro, na música, na dança, no cinema.
      A LUZ veio como elemento fundamental da fotografia, da arte renascentista, barroca, impressionista, etc e na projeção mapeada da arte contemporânea; luz e sombra como conteúdo significativo em arte.
     Em determinados momentos a EMOÇÃO foi o próprio tema da arte, como por exemplo no Romantismo, ou em algumas obras que, desde as vanguardas europeias até a arte contemporânea, independentemente de sua plataforma, pretendem instigar a percepção, a sensação e as emoções do público, como por exemplo o que o expressionista abstrato Mark Rothko pretendia através de suas pinturas.
     Nesse encontro ainda fomos provocadas a pensar sobre o que poderíamos criar a partir dessa temática. Discutimos sobre o ensino de arte contemporâneo e concordamos em começar como um grupo de estudos sobre arte-educação, realizando reuniões regulares para chegar a consensos antes de elaborar o projeto de ações. Dessa forma, decidimos que este primeiro semestre seria dedicado a aprofundar conhecimentos necessários para produzir o projeto que será aplicado durante o próximo ano letivo no I.E.E. Cristóvão de Mendoza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário