domingo, 6 de outubro de 2019

AULA DE ARTE NO ENSINO MÉDIO: TRABALHANDO COM INSTALAÇÃO

      No periodo de junho a setembro, o projeto "Instalação na Arte do Ensino Médio" de Artes Visuais do PIBID-UCS realizou sua docência compartilhada no Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza. Após observações com o 2ª ano do Cristóvão conseguimos identificar as demandas e as possibilidades específicas de cada aluno.

O pibidiano Darlan Scheid, autor do projeto "Instalação na Arte do Ensino Médio", em sua experiência de docência compartilhada.

        Ao longo das 13 semanas desenvolvemos atividades a partir de um plano de aula para ensinar o que estava sendo proposto no projeto, ou seja, Instalação. Partimos com uma apresentação conceitual de Arte Contemporânea e Instalação, para situar os alunos ao tema. Essa atividade ocupou dois encontros. A partir dessa ampliação de repertório conceitual, desenvolvemos um seminário com a turma para estudar os principais artistas da Instalação no Brasil. A pesquisa no laboratório de informática durou dois encontros e a apresentação do seminário um encontro.
Darlan Scheid com alunos do I.E.E. Cristóvão de Mendonza.
      A partir dessas análises das referências apresentadas no seminário, conseguimos iniciar o trabalho final que foi a produção de uma instalação. Os alunos foram convidados a trazer temas pertinentes para cada um. Dedicamos um encontro para discutirmos sobre cada temática e encontrar um ponto em comum que pudesse ser levado para a produção artística.
      Mais que um trabalho feito e exposto, os alunos foram acompanhados durante todo o trimestre, para que sua avaliação ficasse de acordo com a entrega de cada um. Ao longo desse período também foi proposto que cada aluno anotasse observações sobre as aulas em um diário de bordo, servindo também de fonte para a avaliação.
   Consideramos que a experiência de docência compartilhada foi importante para a nossa formação como futuro professores, entendendo na prática a importância de se flexibilizar de acordo com as demandas da comunidade escolar e valorizar o planejamento de aula para estar preparado diante de um grupo de alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário